domingo, 27 de março de 2011

Desejando Aprender e Ensinar.



Desde os sonhos e desejos iniciais até a sua implementação a Associação Dança Cariri sempre acreditou e norteou suas ações galgadas na idéia de que não seria possível pensar em criação, produção e inovação da dança cênica caririense sem antes pensar em formação e informação para todos nós estudantes e profissionais da dança local. Acreditávamos que de nada adiantaria fomentar bases minguadas, era preciso que nós pudéssemos abrir novos caminhos, percursos de mãos duplas, estreitar laços, onde pudéssemos trocar, aprender e ensinar a partir de múltiplas metodologias, pesquisas e conceitos oriundos de uma diversidade de Profissionais renomados e importantes no país que generosamente aceitam o nosso convite para ministrar cursos, oficinas, workshops de dança na nossa Região.

Refletindo sobre esta curta trajetória, e sempre cientes de que estamos apenas começando, não podemos também deixar de ressaltar e enaltecer que já é possível visualizar transformações concretas na produção da nossa dança contemporânea caririense. O que muito nos alegra e fortalece a nossa idéia de que o crescimento estar de fato intrinsecamente relacionado ao conhecimento.

A Semana D da dança, evento que está na sua terceira edição, este ano toma forma de um Festival Nacional, na tentativa de ampliar também as provocações e reflexões sobre o nosso fazer artístico, discutir as relações entre a cena e o ensino, entender como se entrelaça a pesquisa destes artistas-professores convidados , percebendo que produção artística não só pode como deve alimentar e ser alimentada pela docência e como estas ações incumbem uma extrema responsabilidade de nós artistas-executores visto que ambas mancomunam a transformação do ser humano. Como diz Ana Mae Barbosa “Todo artista é um educador , tendo ou não uma atuação no ensino, pois toda obra, mesmo livre de intenção didática, tem caráter educativo: Influi na formação de um gosto estético”.

Desejamos que estes dias 05 a 09 de Abril de 2011, através de toda a Programação do Festival com espetáculos, oficinas, palestras, debates e mostras de vídeos, possam ser mais um momento para maturar não somente a dança no Cariri, mas também a dança brasileira.

Desejamos que sejam dias de celebração, onde todos nós bailarinos, coreógrafos, professores, produtores, figurinistas, cenógrafos, iluminadores, críticos, pesquisadores, curadores, diretores, gestores e todo o público em geral possamos estar juntos transformando e transformados pela arte.

Desejamos que estes dias, incitem não somente a celebrações, mas também a manifestações para novas políticas publicas e privadas em prol da dança. Aqui no Cariri, por exemplo precisamos de um edital municipal, precisamos de políticas destinadas ao grande número de profissionais da dança, seja da cultura popular ou da dança contemporânea, precisamos de um Curso superior de dança, ( a única linguagem artística que ainda não foi contemplada na região), precisamos de equipamentos, precisamos de varias infra-estruturas que são especificas desta linguagem.

E por fim, desejamos que esta SEMANA D DA DANÇA, FESTIVAL NACIONAL DE DANÇA DO CARIRI, que é o primeiro grande evento destinado exclusivamente a dança na região, tenha não somente a quarta, quinta e sexta edição mas que se torne permanente, que no futuro breve se torne um Festival Internacional de Dança, onde artistas do mundo inteiro possam vim aqui dançar, trocar, ensinar e aprender com a linda dança que com muita luta e paixão estamos produzindo aqui na Região do Cariri Cearense. Viva a Dança. Viva a arte. Vida a educação. Viva a Vida.


Alysson Amancio

Nenhum comentário:

Postar um comentário